Você está aqui: Página Inicial

Prefeitura de Sucupira do Riachão atuando para combater Fake News e desinformação sobre Covid-19

por Secretaria de Comunicação publicado 2 meses atrás, | 3 pessoas já leram esta notícia

Desde muito antes de ser confirmado o primeiro caso de contaminação pelo coronavírus em Sucupira do Riachão, fake news sobre o assunto já se disseminavam nas redes sociais e em alguns veículos da imprensa da região. Desde então, a Prefeitura atua para combater esse tipo de informação que, infelizmente, prejudica ainda mais a sociedade em tempos de pandemia. 
 
O papel da administração tem sido o de transformar a comunicação num instrumento efetivo de informação e de orientação às pessoas, através da qual a gestão pode apresentar cuidados de higiene pessoal e de atitudes diante da pandemia, como as recomendações que os decretos trazem. 
 
“A comunicação acompanha as ações e atividades que a Prefeitura vem realizando, e são muitas. A intenção é atuar como um agente diuturno de informação, tanto para a imprensa quanto para a população”, afirma a Prefeita Gilza Ribeiro.

As orientações da atual Gestão é para tentar barrar essas informações falsas solicitando a todos que, primeiro, checar as informações antes de repassá-las e, em segundo lugar, buscar se informar através de canais oficiais da Prefeitura e não apenas por “notícias de WhatsApp”, por exemplo. 

“Buscar informação de qualidade é fundamental para não propagar esse mal que vem se disseminando, muitas vezes por ingenuidade, e às vezes por maldade, por vontade própria de criar a fake news e espalhar”, reforça a Prefeita Gilza Ribeiro. 
 
Para ela, as fakes news tem se tornado um vírus ainda mais difícil de combater. “Para o coronavirus, já se estabeleceu protocolos, mas para as fakes news, esse vírus terrível, cuja origem é a pior possível, temos poucas armas”, lamenta. 
 
Mas uma nova fake news precisou ser desmentida. A falsa notícia matéria intitulada “A SEQUÊNCIA DE MAUS EXEMPLOS POR PARTE DE QUEM OCUPA A PREFEITURA DE SUCUPIRA DO RIACHÃO NO ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS” veiculada no sítio do facebook, pelo site de notícias “AGORA SJP” mostra que são falsas e tendenciosas as informações repassadas na citada matéria, que desvirtua fatos, locais, pessoas, dados financeiros, sem apresentar a fonte das informações apresentadas.

Leia na íntegra a nota de esclarecimento abaixo:

 

Categoria: Notícias